Diário de Bordo

PETAR 2010


 
 
 

PETAR

Caverna do Diabo - Caverna do Santana - Caverna do Morro Preto e muito mais ...

Em Iporanga, SP concentra-se o maior número de atrativos do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), muito visitado por suas cavernas que estão quase em estado natural original e suas corredeiras ideais para prática de bóia cross.

Esse foi nosso segundo acampamento juntos (eu e a Dani), e foi o primeiro acampamento da Bruna.

O Trajeto até Iporanga foi super tranquilo, mas pegamos um pouco de trânsito na Serra do Cafezal, na rodovia Regis Bittencurt e por isso chegamos um pouco tarde na cidade.

Tínhamos um camping em vista, o camping do Benjamin, porém não havíamos reservado. Quando chegamos para nossa surpresa um grupo de escoteiros reservou o camping inteiro e lá estávamos nos sem lugar para ficar.

Na cidade não havia mais nenhum louco acampando (era inverno), apenas o grupo de escoteiros e a gente, fomos para outro camping o do Dema, mas o terreno estava um breu só e a Dani e a Bruna ficaram com medo de ficar acampado lá.

Resolvemos perguntar se havia outro camping em um quiosque de informações, para nossa sorte encontramos o Jurandir que é um dos proprietários da pousada Rancho da Serra e da agência Parque Aventuras, local ideial para contratação de guias de turismo para acesso as cavernas. Muito gentil o Jurandir nos ofereceu uma área de camping na pousada, utilizando todas as instalações coletivas da pousada. Fomos conhecer as instalações e fechamos na mesmo hora, lugar muito limpo, organizado e o melhor de tudo, barato.

Armamos acampamento e conseguimos até jantar (uma excelente comida caseira), a pousada oferece jantar para quem está hospedado lá, excelente pra quem acampa e quer continuar com conforto.

Logo na primeira noite nosso colchão furou e eu tive que levantar 04h para enche-lo.

A Bruna ficou com medo durante a noite toda. Quis dormir com a lanterna ligada e imaginava bichos andando pela barraca. Coisa de criança!

No dia seguinte acordamos debaixo de chuva, tomamos café e logo em seguida saímos em direção a famosa Caverna do Diabo.

A Caverna do Diabo fica localizada na cidade de Eldorado, SP que fica aproximadamente à 40KM da cidade de Iporanga, SP. Por isso quem puder planejar a viagem para chegar cedo em Eldorado, SP pode visitar a caverna e seguir viagem para Iporanga, SP.

Após conhecermos a caverna resolvemos voltar ao camping, e durante o caminho de volta nada de trégua da chuva.

Chegamos no camping por volta das 15h e passamos o resto da tarde na barraca jogando Imagem & Ação (graças a Bruna) e depois dormindo o resto da tarde com o barulhinho da chuva.

Fomos jantar ainda debaixo de muita chuva, pelas minhas contas choveu 36h sem parar.

Na segunda noite a Bruna já estava mais sossegada e muito cansada e acabou dormindo a noite inteira como uma pedra e não escutou dois jumentos que ficaram andando à madrugada inteira pelo terreno aonde estávamos acampados. Pra ajudar um deles resolveu relinchar do lado da barraca. Acordei com um puta susto, a Dani então pensei que teria um infarto!

No dia seguinte mais uma surpresa, os escoteiros haviam reservado todos os guias da agência, não é possível o acesso as cavernas sem guias, mas novamente o Jurandir nos salvou, indicou uma trilha com três cachoeiras para conhecermos na parte da manhã, sendo que para isso não era necessário uso de um guia e na parte da tarde ele mesmo resolveu nos guiar pela Caverna do Santana e Caverna do Morro Preto.

Para acessar as cachoeiras fizemos uma pequena trilha e curtimos a paisagem.

Retornamos da trilha e fomos ao encontro do Jurandir, afinal nosso interesse eram as cavernas. A Bruna aproveitou a máximo e teve uma verdadeira aula particular de biologia e história. Foi muita sorte em conhecer o Jurandir, se não fosse ele nossa viagem seria apenas para conhecer a Caverna do Diabo, sendo que de todas as que visitamos é a mais sem graça!

Depois de passar um dia agitado tomamos um belo banho, jantamos novamente na pousada, ótima comida e fomos dormir, pois no dia seguinte tínhamos que levantar acampamento e pegar longa estrada de volta.

A última noite foi muito fria e com uma forte neblina. Dormimos com moleton, luva e touca, meia, cobertor, e tudo mais o que você podem imaginar para aquecer o corpo, tava um baita frio. Pra minha sorte mais ou menos meia noite a Bruna ficou com vontade de ir ao banheiro e percebi que o colchão dela também estava furado! Esses colchões infláveis são uma maravilha.

Tentamos arrumar de todas as formas mais não tinha condições. Acabamos dormindo os 3 no nosso colchão que também estava furado, mas demora um tempo maior para esvaziar.

Nunca passamos tanto frio!! Eram nos três dormindo juntos mais, moletom, luva, touca 3 edredons e 2 mantas e mesmo assim um frioooooo.

Acordamos com um dia ótimo, baita sol, céu azul, uma típica manhã de inverno na serra do mar. Levantamos acampamento e seguimos viagem de volta pra casa.

Até a próxima!

 
 
 

Comentários