Diário de Bordo

Serra Catarinense - 2011


Dia 3

Urubici-SC, Urupema-SC e São Joaquim-SC

Hoje nosso dia foi agitado, levantamos pensando no que fazer, pois o tempo fechado com garoa continuava. Tomamos café e começamos a arrumar as coisas para sair, logo o pessoal da pousada bate na porta e avisa "Quer ver neve? Está nevando no Morro da Igreja". Adivinha o que fizemos? Subimos novamente para o morro!

Diferente de ontem, na parte baixa do morro o tempo estava aberto, mas logo após a primeira subida o tempo fechou novamente. Resolvemos subir mesmo assim, chegando lá o tempo continuava muito fechado, um vento e um frio muito forte, mas nada de neve. Resolvemos ficar lá um tempo, e como ventava muito em alguns momentos o tempo limpava e até foi possivel visualizar a Pedra Furada e a antena do Cindacta II. Como o frio era muito forte começamos a não sentir mais os pés e as mãos, resolvemos esperar a neve dentro do carro enrolados num saco de dormir.

Após uns 30 minutos parados lá no Morro da Igreja começamos a presenciar pequenos flocos de neve, mas como o vento estava muito forte e os flocos muito pequenos não ocorreu o acúmulo de neve.

Ficamos mais um tempo parados, mas notamos que o tempo estava abrindo cada vez mais, assim resolvemos deixar o Morro da Igreja e seguir até Urupema-SC, famosa pela Cascata e pelas ??rvores que congelam. A distância entre o centro de Urubici-SC e o centro de Urupema-SC é de 50KM, porém a estrada é de terra e logo 50KM viram 500KM.

Deixamos Urubici-SC às 14h e chegamos em Urupema-SC às 15h30min, o relógio do centro de Urupema-SC registrava 2ºC. Pensamos em almoçar em Urupema-SC, mas a cidade é muito simples e não encontramos nenhum restaurante. Resolvemos seguir para as atrações turísticas da cidade, a Cachoeira que Congela e o Morro das Antenas.

Após visitarmos Urupema-SC tínhamos duas opções de volta para Urubici-SC, ou a mesma estrada de terra, ou percorrer 140KM de asfalto passando pela cidade de São Joaquim-SC. Durante a manhã um programa de rádio da cidade de Criciúma-SC noticiou neve em São Joaquim-SC, assim optamos voltar pelo asfalto e passar na cidade de São Joaquim-SC para jantarmos e tentar ver neve.

Saimos de Urupema-SC às 16h30min e chegamos em São Joaquim-SC às 17h50min, e tivemos duas surpresas. Não tinha neve, apenas chuva e todos os restaurantes da cidade estavam fechados. Ficamos inconformados como em uma cidade do tamanho de São Joaquim-SC todos os restaurantes estavam fechados às 18h. Resolvemos voltar para Urubici-SC e durante o caminho de volta, o tempo estava muito fechado e durante aproximadamente 10 minutos notamos queda de pequenos flocos de neve na estrada, como estava muito escuro a camera não conseguiu registar, em diversos trechos da estrada passamos por placas alertando gelo na pista. Chegamos em Urubici-SC às 19h30min e fomos diretos ao Canto do Sabiá, pois estavamos famintos.

Jantamos e voltamos para a pousada, após um dia corrido estávamos loucos para um banho e cama.

Veja as fotos de hoje

Morro da Igreja

Urupema

Cachoeira que Congela

Morro das Antenas

Nosso Jantar

Amanhã tem mais!

Comentários