Diário de Bordo

Chapando no Brasil - 2012


 

Voltar à página anterior

Dia 2De Montes Claros, MG à Ituaçu, BA

 
 

Ir para a próxima página

Dia 4Em Lençois, BA: Cachoeira da Fumaça

Dia 3

De Ituaçu, BA à Lençois, BA; Poço Encantado; Poço Azul

Enfim ... chegamos a Lençois, BA.

Saímos da pousada às 8h, e pegamos a estrada rumo à Lençois, BA. Minha mãe sempre me dizia um ditado: "Há males que são para o bem"! Ontem quando o GPS apontou a rota errada e percebemos que teríamos mudanças de planos ficamos muito chateados, mas graças à Deus mudamos os planos, graças a essa mudança conhecemos dois lugares mágicos da Chapada Diamantina, o "Poço Encantado" e o "Poço Azul".

Nossa rota de hoje era seguir a estrada passando por Barra da Estiva - BA, Mucugê - BA, Andaraí - BA e por fim Lençois - BA. Ao contrário de ontem, hoje enfrentamos estradas em bom estado de conservação, inclusive as estradas de chão (de terra). Conhecemos o cemitério de Mucugê, BA todo feito no morro de pedras da cidade, fica na beira da rodovia, duas pessoas nos indicaram esse lugar: a atendente da pousada em Ituaçu, BA e o Marcelo-HPE do fórum 4x4brasil. Após passar Mucugê, BA vimos uma placa apontando um lugar chamado "Poço Encantado", como estava cedo para chegarmos em Lençois, BA resolvemos seguir as placas e logo pegamos uma estrada de 23KM de terra. Estavámos preocupados com o ponto turísco, se compensaria gastarmos tempo ali. Olhem as fotos do lugar e vejam se valeu a pena.

O "Poço Encantado" possui uma visitação super controlada, aonde é necessário o acompanhamento de um guia local para acesso e é cobrado uma taxa de R# 20,00 por pessoa para conservação do local. Aproveitamos o tempo de espera para visitação e convermos com alguns guias sobre o caminho para seguir para Lençois, BA. Nos deram duas opções, ou voltar os 23KM de terra até a estrada de asfalto ou seguir para outra atração que fica a 24KM do "Poço Encantado", o "Poço Azul". Adivinhem o que fizemos? Seguimos para o "Poço Azul". Seguimos a estrada até as margens de um rio chamado "Paraguassu", e chegamos no "Poço Azul". Para a travessia do rio existem duas opções: De barco quando o rio esta cheio ou a pé quando está meio seco, como não tem chovido muito na região era possível atravessarmos o rio à pé.

Pegamos uma pequena estrada (uns 200m) e chegamos em um ponto de apoio para visitação ao poço. Novamente um local controlado por guias locais, cobrando uma taxa de R$ 15,00 por pessoa para visitação. Novamente não vamos comentar sobre o lugar, olhem as fotos.

Na volta da visitação do "Poço Azul" novamente nos apresentaram duas rotas para seguir para Lençois, BA. Ou voltavamos até o asfalto ou atravessavamos o carro pelo rio e continuavamos pela mesma estrada de terra. Atravessar o rio é super tranquilo quando a balsa local esta funcionando, mas devido a falta de chuvas o serviço estava parado. Pensamos em voltar, mas a vontade de atravessar o rio com o carro foi maior... e o Roberto com o maior medo do mundo atravessou o rio com a carroça! Foi super elogiado pelos guias locais por ter feito a travessia sem deixar o carro sequer derrapar. Hoje o dia era de sorte!

Após a visitação do "Poço Azul" e a aventura de atravessarmos o rio resolvemos almoçar pastel frito na base de apoio do "Poço Azul". Ótimo pastel, melhor que muitos que já comemos em São Paulo, SP e sem contar a pimenta extra-picante do local, afinal estamos ou não estamos na Bahia. Após o banquete seguimos viagem para Lençois, BA foram mais aproxiamadamente 20KM de estrada de chão para voltarmos ao asfalto e mais uns 60KM de asfalto para enfim chegarmos à Lençois, BA.

Rodamos um pouco na cidade para nos hospedar e escolhemos a pousada "Lua Rara", os preços por aqui são bem parecidos e escolhemos a pousada por conta da localização quarto (no alto da pousada) e pela piscina, pois estamos no inverno, mas ele esqueceu de passar pela Bahia.

Tomamos um banho para tirar a poeira da estrada e fomos jantar. No centro da cidades existem diversos bares e restaurante, escolhemos um chamado "El Jamiro", ótima comida e com preço justo! Só precisa de paciência na hora de esperar o prato.

Bom por hoje é isso.... amanhã tem mais fotos da Chapada!

Estrada... estrada e mais estrada

Cemitério da Cidade de Mucugê, BA

Estrada seguindo para Andaraí, BA

Um Calango

Poço Encantando... e bota encantado nisso! Sem palavras, as fotos não mostram nada, ao vivo é muito mais impressionante!

Outro Calango

Estrada para o Poço Azul

Poço Azul... sem comentários! Não da pra explicar a sensação de nadar em uma caverna com mais de 40 metros de profundidade.

O mapa do Brasil?

A travessia da "carroça"

O pastel do Poço Azul

Chegada em Lençois, BA

Jantar no "El Jamiro"

 

Voltar à página anterior

Dia 2De Montes Claros, MG à Ituaçu, BA

 
 

Ir para a próxima página

Dia 4Em Lençois, BA: Cachoeira da Fumaça

Comentários