Diário de Bordo

PETAR - Encontro Overland - 2013


Dia 2

Em Iporanga, SP: Caverna Alambari de Baixo, Caverna Ouro Grosso e Bóia-cross no rio Betari

Hoje o nosso dia foi intenso, fomos dormir às 05h e 08h30min já estávamos acordados e dispostos a enfrentar um dia cheio de atividades. Assim que levantamos fomos encontrar o Jurandir da pousada Rancho da Serra aonde estamos acampados, precisávamos definir quais seriam as atividades de hoje. Após defirmos tudo tomamos um belo café da manhã e arrumamos nossas coisas para visitarmos o primeiro atrativo de hoje, a caverna Alambari de baixo.

Para visitação de qualquer atrativo no PETAR é necessário utilizar camisetas com manga (pelo menos curta), calça comprida e calçado fechado (os demais itens de segurança são oferecidos pela própria agência). Esses requisitos são normas do parque que servem principalmente para proteger o turista durante as trilhas.

A caverna Alambari de baixo está localizada na parte de baixo do Rio Betari, no núcleo Ouro Grosso, próximo ao antigo caminho dos tropeiros no Bairro da Serra. A caverna tem uma grande abertura que nos leva até um rio que passa lá dentro.

Depois de visitarmos a caverna Alambari de baixo nos dirigimos a entrada do núcleo Ouro Grosso para realizarmos um lanche e seguirmos para o nosso próximo atrativo, a caverna Ouro Grosso.

A caverna Ouro Grosso também fica localizada no mesmo núcleo e tem algumas caracteristicas diferentes, sua entrada é bem pequena e internamente possuí diversas cachoeiras, aonde uma é aberta para visitação. É uma sensação indescritível tomar banho em uma cachoeira dentro de uma caverna realizando um "blackout" (apagando todas as luzes), não tem como explicar.

Assim que finalizamos a visitação à caverna Ouro Grosso, nos dirigimos para o Rio Betari para um momento adrenalina do dia, descer 2 KM de bóia-cross pelo rio. Parece fácil, mas ficar deitado naquela bóia é a coisa mais díficil do mundo, ainda mais quando existem inúmeras pedras no fundo do rio, são vários tombos.

Após a bóia-cross retornamos para o nosso acampamento, todos exaustos só pensávamos em tomar um bom banho, jantar e dormir para recuperar as energias físicas para um novo dia.

Amanhã tem mais... continuem nós acompanhando....

O Beto finalizando as amarrações da barraca, o cansaço não deixou ele fazer isso de madrugada.

Olha a casa móvel do nosso amigo Neto

Galera do Overland reunida na porta da agência...

Nosso companheiro do dia, ele foi em todas as cavernas com a gente

Olha o Almir recarregando sua energia

Caverna Alambari de baixo

Olha o guardião da caverna

Mulheres das cavernas

E os homens das cavernas

Pausa para o almoço

A Dani entrando na caverna Ouro Grosso

Que tal uma cachoeira dentro de uma caverna? Algo único

Momento adrenalina do dia bóia-cross

Nossa casa toda bagunçada

A nossa secadora de roupas ambulante

Comentários